segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Instrumentos Mortais – Cidade de Vidro, Cassandra Clare à #Resenha


Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.








Cuidado! Spoilers
Eu nunca pensei que pegar um livro, sem ler a sinopse e não saber absolutamente nada sobre a saga fosse ser o melhor passo no escuro que eu dei na minha vida. Eu amei e odiei Cidade dos Ossos, como eu disse na resenha. Eu fiquei ansiosa pela continuação em Cidade das Cinzas. E em Cidade de Vidro eu vi que a minha paixão é irremediável e eterna. Cassandra Clare não criou apenas uma história, mas sim um fenômeno no nível de Harry Potter. 

Focando em Cidade de Vidro eu digo logo que a série fica cada vez mais perfeita a cada livro. E tipo assim, o terceiro livro é MARAVILHOSO. Intenso do início a fim. Principalmente nos últimos capítulos. Mas diferente dos outros dois, não é só no fim que a gente prende o fôlego, mas a cada capítulo temos uma revelação, um acontecimento ou uma peça acrescentada ao quebra cabeça. Além do crescimento de mais alguns personagens como o Alec e o surgimento de um personagem novo e trivial para a história.  Há também a volta de um personagem perdido. E o Simon finalmente conquista a minha simpatia e eu até ri com algumas passagens dele no livro e um certo amadurecimento dele. Já estava na hora disso acontecer. 

“Vou te dizer uma coisa. – Alec alcançou uma segunda lâmina serafim. – Se nós sobrevivermos a isso, eu prometo que eu vou apresentar você para toda a minha família.
Magnus levantou suas mãos, seus dedos brilhando com únicas chamas azul celeste. – Negócio fechado.”

A mudança de ambiente é outro ponto interessante do livro, pois a história sai do cenário de Nova York e vai para Idris, o famoso lar de todos os caçadores de sombras. As descrições do lugar são fantásticas, até mesmo quando ela destrói um pouco dessa beleza. Parabéns a Cassandra por esse trabalho.

“Mas nada daquilo era o que era estranho; o que era estranho era que aqui e ali na cidade, colocadas aparentemente aleatoriamente, subiam altivas torres coroadas com espirais de refletivo material prata esbranquiçado. Elas pareciam perfurar o céu como adagas brilhantes, e Simon notou de onde ele tinha visto aquele material antes: em uma rígida de armas como vidro que os Caçadores de Sombras carregavam, as que eles chamavam de lâminas serafim.”

Clary precisa urgentemente encontrar a cura para a sua mãe que está em coma, Jace não a quer por perto e faz tudo para que ela não vá à Idris, por achar muito perigoso. E sinceramente, nesse ponto o Jace foi muito chato. Mas mesmo com as brigas que os dois tiveram e os momentos de tensão, Clary foi atrás e conseguiu o que queria. Cometendo alguns deslizes básicos que complicaram muitas coisas, mas sempre teimando. E eu acho que a teimosia é a principal qualidade dela, pois ela sempre acaba acertando as coisas. Além disso, Jace e Clary passam por momentos intensos de tensão, emoção e até romance. Com destaque para os capítulos 6, 9, 15, 17, 19 e 20.

“Ele se aproximou e então tocou seu rosto, levemente, apenas as pontas de seus dedos contra sua pele. – Eu te disse que eu não podia dormir. Amanhã à meia-noite nós estaremos quer seja em guerra ou debaixo das regras de Valentine. Esta pode ser a última noite de nossas vidas, certamente a última até mesmo normal. A última noite que nós poderemos ir dormir e se levantar como nós sempre fizemos. E tudo o que eu podia pensar era que eu queria passar ela com você.” 

Quem já leu os outros livros sabe, a Cassie capricha nos últimos capítulos. E dessa vez não foi diferente. Mais uma vez ela torturou seus leitores, dessa vez matando um personagem, que embora pequeno na história, eu achei desnecessário. Mas é a Cassie, e a sua vocação para me fazer odiá-la, me faz amá-la mais ainda.
Enfim, Cidade de Vidro tem muitas revelações, surpresas e acaba sendo o encerramento de um ciclo, já que a autora que inicialmente havia planejado uma trilogia acrescentou mais três livros à saga. E eu estou muito ansiosa pela continuação já que ficou alguns desfechos um pouco inacabados, principalmente em relação ao Sebastian. Espero que tenham gostado da minha resenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário