segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Instrumentos Mortais – Cidade das Cinzas, Cassandra Clare #Resenha


Sinopse: Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace.
Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?



Todo mundo se lembra da minha resenha sobre Cidade dos Ossos. O final decepcionante que o livro teve. E depois daquilo o que me impulsionou a ler Cidade das Cinzas logo em seguida, foi a curiosidade e uma colheita de spoilers. E posso garantir uma coisa, me arrependo até agora por isso. É certo que Cassie conseguiu me prender de vez nesse seu mundo fantástico mundo de downworlders e shadowhunters. E Se você ainda não leu Cidade dos Ossos, aconselho que pare de ler essa resenha agora se você não quiser Spoilers, porque você vai encontrar e o legal da série é as reviravoltas e surpresas.
O segundo livro da série é muito melhor que o primeiro e é cheio de mistério e ação. Principalmente nos últimos capítulos. Mas vamos por partes. Logo de cara damos de cara com o envolvimento de Simon e Clary, que sem ter opções devido à impossibilidade de seu envolvimento com Jace, resolve dar uma chance ao seu amigo de toda a vida. Eu não gostei disso. Não sou muito fã do Simon e ele consegue ser mais irritante do que no primeiro livro. E por falar nele, a Cassie se superou ao fazer com que algo muito importante e até exagerado acontecesse a ele. Uma coisa irritante foi a atitude de Jace no final do livro. Imperdoável. Mas já era de se esperar (inclusive pra mim que tinha tido acesso a alguns spoilers) que a autora torturaria seus leitores um pouco mais. Se ela não fizesse isso, aí sim seria realmente decepcionante.
Mas fora isso, o livro merece muitos elogios. Alguns pontos que gostei foram o crescimento dos personagens Luke e Magnus Bane, o aparecimento dos pais Lightwood e de outros personagens importantes para a história com a Inquisidora Herondale. Clary é uma personagem que se desenvolve também, pois ela começa a descobrir alguns poderes importantes para a batalha que está por vir. E que batalha! Mais precisamente o ápice do livro. Fiquei apreensiva do início a fim da batalha do Navio e não havia nada que me fizesse parar de lê-la. Como sempre, a nossa Cassandra capricha nesses momentos.

“As sobrancelhas da Inquiridora se levantaram quando Magnus veio caminhando pelo portão. O Alto Bruxo estava usando calças de couro pretas, um cinto com uma fivela em forma de um M em pedrarias, e um casaco militar prussiano azul cobalto aberto por cima de uma camisa branca com rendas. Ele cintilava com as camadas de gliter. Seu olhar descansou por um momento sobre o rosto de Alec com diversão e uma pitada de alguma outra coisa antes de se mover para Jace, prostrado na grama.
Ele está morto? – Ele perguntou. – Ele parece morto."
E finalmente o que mais importa, Cidade das Cinzas reacende a esperança nos corações dos fãs de Jace e Clary. Uma dúvida discreta fica no ar, mesmo que o Jace venha destruí-la com a sua atitude anti-Jace. E quem pensa que o simples fato deles serem irmãos impede que os dois sintam uma forte atração entre si e vivam momentos tórridos pode se preparar porque no capítulo “Corte de Seelie” temos um momento tenso, mas imperdível. Há vários momentos em que você se depara com uma quase certeza de que Valentine é um psicopata mentiroso e sem coração que é capaz daquela crueldade de Cidade dos Ossos para que seus planos não sejam atrapalhados.

"– Eles são mais inteligentes do que qualquer outra pessoa. Mas fadas vivem a
centenas de anos e eles são astutos como serpentes. Eles não podem mentir, mas eles
amam participar de um criativo dizer a verdade. Eles vão descobrir o que você mais gosta
no mundo e dar isso a você - com uma farpa na calda da dádiva que vai fazer você se
lamentar de ter desejado isso em primeiro lugar. – Ele suspirou. – Eles realmente não
ajudam as pessoas. É mais sobre danos mascarados do que ajuda."
Cidade das Cinzas é mágico, misterioso, maduro e imperdível fazendo com que a curiosidade e desejo de ler Cidade Vidro sejam incontroláveis. Então não deixem de ler o segundo volume de Instrumentos Mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário